Como deve ser a foto do seu currículo

O currículo é uma ferramenta utilizada para apresentação pessoal e profissional que serve como porta de entrada para o mercado de trabalho. Ele é composto de informação textual e fotográfica¹. Quando essas informações são dispostas da maneira correta, podem fomentar grandes oportunidades para a vida de um profissional, por isso, é preciso ter cuidado com o seu conteúdo.

Crédito: Shutterstock.com

Nesta ocasião, vamos nos referir especificamente à imagem escolhida pelo candidato, já que há muitas dúvidas sobre esse assunto. Parece que os profissionais deixam para fazer essa escolha em cima da hora e, no momento de anexar, escolhem a primeira imagem que acham no computador. A falta de cuidado resulta em:

  • No caso dos homens

Fotos com boné, com o cabelo despenteado, com a barba sem fazer, sem camisa.

  • No caso das mulheres

Fotos com blusas “tomara que caia” ou decotadas, sem maquiagem ou com maquiagem exagerada, com o cabelo preso.

  • Em geral

Fotos em festas, com óculos escuros, fazendo gestos com as mãos, do corpo inteiro.

Alguns candidatos também erram a posição da imagem. Ela deve ser colocada ao lado dos dados pessoais, uma vez que faz parte dessa apresentação.

Outra observação muito importante é sobre a qualidade da imagem. De nada adianta caprichar no visual e não cuidar da definição da foto. A imagem escolhida deve ser tirada de maneira natural, sendo clara, com boa definição e iluminação, e sem elementos estranhos ao redor. Uma dica da Quest Soluções em RH é: DÊ PREFERÊNCIA A UMA FOTO ATUALIZADA. O recrutador não deve ter que adivinhar se a pessoa que está na frente dele é a mesma do currículo, ele deve ter certeza!

¹Nem todas as empresas solicitam currículos com fotos. Para algumas áreas de trabalho (relacionamento com o público) é muito comum a solicitação de fotos. Por isso, atente para o que o empregador está pedindo. Caso não mencione nada, opte pelo envio do currículo sem imagem. No site da Quest, por exemplo, há espaço para o profissional anexar seu retrato, o que mostra que a empresa quer que o candidato faça uso dessa ferramenta. Se seu cadastro ainda está sem foto, faça seu login e atualize! 

 

Postado em: 19 jan 2015 com 5 Comentários e 7.756 visitas

Comentários para este post.
Quero comentar »
  • A dica foi boa mais hoje em dia os cirriculos devem ser enviados sem foto?

    Comentário de Gleise — 21 de janeiro de 2015 @ 11:23

  • Se a empresa não solicitar, o currículo deve ser enviado sem foto. Que bom que gostou da dica! Sucesso!

    Comentário de redacao — 21 de janeiro de 2015 @ 12:09

  • Muito boa estasdicas, e melhor ainda porque ja fiz exatatamente assim.

    Comentário de edlene gomes — 23 de janeiro de 2015 @ 8:11

  • mandem sempre mais sobre o tema é muito enriquecedor.

    Comentário de MUITO LEGAL, JÁ SABEMOS, PORÉM É SEMPRE BOM NOS INFORMAR-MOS..VALEU MESMO. — 23 de janeiro de 2015 @ 16:40

  • É muito importante ter conhecimento dos mínimos detalhes.

    Comentário de Ewerson Corrêa — 25 de janeiro de 2015 @ 9:03

Deixe um comentário

Top