3 regras para fazer seu primeiro currículo

Se você planeja começar a trajetória profissional e quer encontrar bons empregadores, confira 3 regras essenciais para fazer seu primeiro currículo e garantir entrevistas

O currículo é a primeira impressão que o recrutador terá de você como profissional. Além disso, esse documento é o que garante ou não uma entrevista de emprego e possível vaga de trabalho. Por conta desses dois fatores essenciais você precisa dar muita atenção não apenas para o conteúdo do seu currículo, mas também no estilo e formatação da página em geral. Para que sua busca pelo emprego seja bem-sucedida, confira três regras essenciais:

1 – Uma única página

Imagine quantos currículos o recrutadorterá que olhar até encontrar aqueles que se destacam? Pois bem, é pensando nisso que você deve aproveitar o que puder e fazer seu currículo em apenas uma página. Por ser o primeiro currículo é possível que essa tarefa não seja difícil, mas fique atento para tópicos inúteis que não dizem nada e só ocupam espaço.

2 – Quantifique o sucesso

Seu currículo tem muito mais a ver (e mostrar) sobre suas conquistas do que sobre suas experiências. Ao invés de simplesmente pontuar as funções, destaque as mudanças e conquistas que realizou. Qualquer pessoa pode cumprir ordens, mas poucas fazem isso com excelência. Quantifique o sucesso de suas conquistas e deixe claro o quanto você pode fazer em benefício da empresa com essas capacidades. Mesmo que você não tenha nenhuma experiência profissional, pense em sua trajetória escolar e nas vitórias que adquiriu nesse ambiente.

3 – Formatação

Cores, fontes, tamanho das letras, estilo. Tudo isso conta muito, pois qualquer deslize é encarado como motivo para seu currículo ser descartado. A solução é mais fácil do que você espera: opte pelo mais simples e básico. Nada de fotos, a não ser que o recrutador solicite, ou cores chamativas e fontes cheias de voltar e contornos. Escolha a fonte Times New Roman ou Arial, tamanho entre 12 e 16. Cores sóbrias como preto para o texto e colorido básico para subtítulos como azul marinho ou vinho. Se ficar alguma dúvida, peça para que alguém próximo com experiência profissional ajude você a achar a melhor solução.

Fonte: Universia Brasil
Postado em: 9 ago 2012 com 0 comentários e 1.405 visitas

Comentários para este post.
Quero comentar »

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Top