Quest Soluções realiza Semana de Integração na Faculdade Nova Roma

Durante esta semana, de 06 a 09 de agosto, a Quest Soluções em RH realizou um evento inovador na Semana de Integração da parceira Faculdade Nova Roma. A proposta foi reunir as turmas dos 1º e 2º períodos  de cada curso em uma dinâmica com a psicóloga e gerente da Quest Soluções em RH, Paula Sarfstein. Cada curso teve seu dia de atividades: segunda-feira (06) foram os alunos de Administração; terça-feira (07) os alunos de Contábeis; quarta-feira (08) foi a vez dos alunos de Computação; e, por fim, na quinta-feira (09) os alunos de Direito.

Os objetivos traçados foram sensibilizar o grupo sobre a importância de conhecer o outro e respeitar seus limites, formar um relacionamento amigável entre turmas diferentes e criar um ambiente de cooperação e colaboração. Ao fim dos quatro dias da Semana de Integração, a missão de atuar na interação dos alunos novatos eveteranos foi cumprida e a atividade foi muito bem aceita pelos estudantes. “Funcionou demais, eu acho que a gente conseguiu criar um ambiente de colaboração e relacionamento amigável, que pode ser um primeiro passo para novas amizades”, destacou a psicóloga Paula. As atividades desenvolvidas na dinâmica foram em torno do relacionamento profissional e direcionadas para trabalhar os conceitos de respeito e limite.

No início foi proposto um aquecimento mental, com algumas charadas para os alunos adivinharem. Em seguida, a tarefa “O que temos em comum”, fez os alunos escolherem entre coisas opostas, se dividindo em grupos de escolhas em comum. A terceira atividade trabalhou os conceitos de grupo e equipe. Os participantes foram separados em quatro equipes, que precisavam concluir uma tarefa simulada dentro de uma mesma empresa. O resultado foi satisfatório já que, para finalizar a tarefa, as equipes precisaram se ajudar mutuamente e colaborar para um resultado eficaz e em conjunto. Para complementar esse conceito, foram passados alguns vídeos ilustrativos.

No encerramento da dinâmica foi proposto um desafio final, com uma atividade que trazia o individual versus o grupo. Os alunos precisavam passar de um lado para outro por cima de uma corda que estava presa no alto, onde ninguém conseguiria passar sozinho. Uma pessoa dependia de todo o grupo para passá-la ao outro lado. A cooperação foi o ponto-chave e todo o grupo conseguiu completar a atividade, respeitando os limites de cada um. “São atividades que atuam na sensibilização em ajudar ao próximo e na aceitação às diferenças, pois sem isso não conseguimos interagir com as pessoas. Os alunos foram bem participativos, eu senti que as pessoas se envolveram e pararam para pensar no tema”, afirmou Paula.

Confira a opinião de alguns alunos sobre a Semana de Integração realizada pela Quest na Nova Roma:

A aluna Gislayne Martins está matriculada no 1º período de Ciências Contábeis e gostou muiro de ter participado. “Achei muito bom porque já me entrosei com alguns alunos da minha turma e outros do 2º período. A interação foi ótima, até conversamos sobre o mercado de trabalho, muito interessante”.

Já o aluno José Rogério da Silva, que vai começar o 1º período do curso de Administração destacou a iniciativa da Faculdade. “Foi muito válido, acho que essa integração foi uma iniciativa muito boa, importante para quebrar aquele gelo inicial, estimular o companheirismo e para os novatos aprenderem sobre os procedimentos da Faculdade”.

Osmar Alves, que é aluno novato do 1º período de Ciência da Computação, já conheceu os novos colegas na dinâmica. “Achei bem importante conhecer o pessoal que eu vou estudar, já me entrosei com todos do meu período. Os alunos do 2º período foram muito receptivos e já ofereceram ajuda se os novatos precisassem”.

O aluno Levi Ricardo Silva, matriculado no 1º período do curso de Direito, participou e aproveitou bastante o encontro. “Gostei bastante e achei muito proveitoso, uma ótima iniciativa. Foi uma ótima oportunidade de conhecer o pessoal, não só do 2º período como da minha turma, porque quando começar as aulas já vai ser uma interação diferente”.

Postado em: 10 ago 2012 com 0 comentários e 1.919 visitas

Comentários para este post.
Quero comentar »

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Top