8 dicas para utilizar o celular no trabalho
O uso do celular, cada vez mais frequente, exige cuidados, principalmente, quando se trata do ambiente de trabalho. É o que afirma Vivian Giang em artigo ao site Business Insider. Neste artigo, o autor listou oito regras de etiqueta para o uso do celular no ambiente corporativo a partir do livro “The Essentials of Business”, de Barbara Patcher.
- Ao atender o celular corporativo.
De acordo com o grau de formalidade de seu trabalho, você deve definir um tipo de saudação. O ideal, segundo Patcher, é que você diga seu nome e sobrenome, como no exemplo: “Paula Santos falando”.
- Cuidado com o volume da voz.
Num ambiente em que todos estão trabalhando, falar em voz alta no celular pode ser um grande incômodo. Se todo mundo estiver olhando para você, enquanto estiver falando, é sinal de que você está falando alto demais.
- Durante as reuniões, é melhor deixá-lo no bolso.
Em uma reunião, é necessário que você demonstre atenção total a quem estiver falando. Se for realmente urgente, diga que você precisa atender à ligação e explique o motivo sem dar muitos detalhes.
- Lugar de celular definitivamente não é na mesa.
Seja num encontro de trabalho ou num encontro mais informal, evite deixar o celular sobre a mesa, pois essa atitude demonstra que você não está tão interessado assim na conversa que vai ter.
- Evite sons desagradáveis.
A cada nova geração de aparelhos celulares, mais ferramentas sonoras são disponibilizadas. No entanto, se estiver numa área de silêncio, como o cinema, é mais elegante mantê-lo no silencioso ou no modo vibratório.
- Discrição ao escolher toques de chamada.
Ao escolher toques musicais para o seu celular, utilize sons que incomodem o mínimo possível. Não é o momento de mostrar a todos o seu gosto musical.
- Avise, se estiver no viva-voz.
Vai atender no viva-voz? Então avise à pessoa com quem estiver falando. É uma medida de segurança para evitar situações desconfortáveis e mal-entendidos.
- Mensagens de voz: menos é mais.
Mesmo que o seu recado seja de extrema importância, seja breve. E se for passar o seu número para que a pessoa retorne, fale pausadamente para que seja possível anotar já na primeira vez em que ela ouvir o recado.
Fonte: Site Business Insider
Postado em: 13 nov 2014 com 0 comentários e 3.482 visitas
Comentários para este post.
Quero comentar »
Nenhum comentário ainda.