Atraso e ausência em processos seletivos – males a serem evitados
Ao ser convidado para um processo seletivo, o candidato será avaliado em função do perfil da vaga. Nesta avaliação, entram alguns aspectos como: vivência profissional, currículo acadêmico, apresentação e postura profissional. Mas de nada adianta um excelente currículo se o profissional não cumpre com o horário marcado ou falta sem avisar.
A pontualidade não é o forte dos brasileiros, mas sem dúvida é uma característica diretamente relacionada à disciplina e interesse pessoal. Comprometer-se com horários indica compromisso e responsabilidade, ainda mais quando se trata do agendamento de um processo seletivo. Atrasar-se para um encontro como esse. ou até mesmo faltar, deixa má impressão, podendo gerar um pré-julgamento acerca do perfil profissional do candidato.
A gerente de Recursos Humanos da Quest Soluções em RH, Paula Sarfstein, afirma que existe uma preocupação por parte da Quest em dar retorno para os candidatos, e que da mesma forma esses profissionais precisam dar retorno e informar um possível atraso ou ausência, pois, assim, demonstram responsabilidade e deixam as portas abertas para futuros processos.
De acordo com levantamentos feitos pela Quest, 30% dos profissionais chegam atrasados para as seleções e, dependendo da vaga oferecida, pode chegar a 50% o número de ausência em um processo. No caso do atraso, a maioria não relata o porquê do ocorrido, mas quando o faz, utilizam as desculpas abaixo:
- Não encontrei o caminho e me perdi.
- Fiquei preso no trânsito.
- Peguei o ônibus errado.
- O cobrador do ônibus se esqueceu de me dizer a parada correta para descer.
- Deram-me o endereço errado.
Para a Quest, os profissionais devem tomar alguns cuidados antes da seleção para evitar infortúnios: preparar-se para sair mais cedo de casa, pesquisar como chegar ao endereço combinado, escolher a roupa no dia anterior, separar os documentos solicitados, entre outros. “Se na entrevista o candidato chega atrasado, imagina no emprego como vai ser? Infelizmente, a primeira impressão é a que fica, e isso pode ser prejudicial para o profissional”, informou a assistente de RH da Quest, Thuana Soares.
É importante salientar que aqueles que fazem uma ligação para avisar do atraso ou ausência, mostram que, por mais que imprevistos aconteçam, têm compromisso e responsabilidade. Com isso, eliminam a má impressão, conseguindo, na maioria das vezes, remarcar a entrevista.
Postado em: 11 dez 2014 com 0 comentários e 5.617 visitasComentários para este post.
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