Bons modos na hora de enviar seu currículo

Mais do que fazer o cadastro na internet, muitas pessoas preferem mandar o currículo por e-mail para o setor de recursos humanos ou até mesmo entregar diretamente na empresa. Contudo, as consultorias e as empresas de forma geral possuem um sistema informatizado de processo seletivo, que deve ser utilizado como primeira opção pelo candidato. Muitas vezes, na ansiedade que seu currículo chegue ao selecionador, os profissionais metem os pés pelas mãos, e cometem erros que podem, inclusive, prejudicar sua candidatura. Aqui vão algumas dicas:

curriculo

  • Leia COM ATENÇÃO todas as informações de divulgação da vaga e fique atento aos requisitos da vaga e aos procedimentos de candidatura. Isso evitará ligações desnecessárias para tirar dúvidas.

 

  • Quando as empresas solicitam o envio do currículo por e-mail, geralmente pedem que coloque um título específico (nome da vaga) no assunto do e-mail. Coloque exatamente o assunto solicitado, pois se colocar diferente, talvez seu currículo não seja visualizado.

 

  • O currículo enviado por e-mail deve ser anexado (formato PDF ou Word) e acompanhado de uma carta de apresentação escrita no corpo do e-mail. A carta de apresentação consiste num texto simples por meio do qual você informa, brevemente, sua formação, principais conhecimentos e experiências. Não conte a história da sua vida profissional, apenas mostre ao recrutador que vale a pena lhe chamar para o processo seletivo.

 

  • Se a empresa seleciona através de cadastro no site, acesse o endereço virtual e preencha todas as informações necessárias certificando-se de que concluiu o cadastro. Muitos acham trabalhoso fazer o preenchimento de tantas informações, mas se você realmente está interessado na vaga, dispensará tempo para isso. Não esqueça de verificar se precisa candidatar-se a vaga de interesse.

 

  • Em geral as empresas com sistema informatizado de cadastro de currículo, possuem um suporte técnico para dúvidas (utilize-os). Contudo, é importante avaliar antes se o problema é mesmo do sistema. Caso você não possua facilidade com esse tipo de sistema, o mais indicado é pedir ajuda de um conhecido.

 

  • Não insista em enviar currículo por e-mail e entregar na empresa se isto não foi solicitado! O fim dele provavelmente será o descarte.
Postado em: 21 nov 2014 com 0 comentários e 85.584 visitas

Comentários para este post.
Quero comentar »

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Top